domingo, 11 de abril de 2010

A semana de 05 a 09 de abril

No dia 05/04, segunda-feira, estive com a turma do 1º C. Conversamos sobre o Regimento Interno das escolas públicas estaduais, artigo por artigo, a parte referente aos direitos, deveres e proibições dos discentes. Deixei uma cópia do texto com os alunos, para que possam reproduzir, ler com calma em casa e guardar para eventuais consultas.

No dia 06/04, terça, o CEMA decidiu aderir à paralisação dos professores da rede estadual em protesto contra o governo do Maranhão, por essa razão não houve aula (mas os professores estavam mobilizados na escola).

No dia 07/04, quarta, conheci o 2º A. Conversamos sobre os instrumentos avaliativos, um por um. Os professores do ensino médio escolheram a prova objetiva, a prova dissertativa, o trabalho em grupo, o seminário e o conselho de classe como avaliações institucionais. Essa informação foi repassada aos alunos.

No dia 08/04, quinta, no 1º horário, fui para o 3º B. A turma estava com menos da metade dos alunos, pois os que residem na zona rural, na região do Cordeiro, Brejinho, São José da Mata, não estão indo à escola. Por qual razão? Há duas explicações: uma – que a estrada está cortada; outra – que os motoristas não estão indo buscar os alunos. Pedi à turma que descubram a verdadeira razão.

Apresentei à turma uma síntese do meu plano de trabalho para 2010, com abertura para ideias instigantes e construtivas por parte dos alunos. Conversamos sobre a importância do conselho de classe e os procedimentos para criá-lo.

Apresentei o esboço de um projeto para a criação de blogs: cada aluno aprenderá a fazer um blog onde postará textos, vídeos, fotos e áudios sobre nossas atividades em sala de aula. Ótima receptividade.

A turma reclamou bastante da nova farda do CEMA: não gostaram da blusa, por não possuir o brasão da escola e conter nas costas a palavra “terceirão”. Mas a maior reclamação foi não terem sido consultados sobre a farda.

Quando estive no 2º B, no 2º horário, ouvi reclamações parecidas sobre a farda – principalmente de não terem sido ouvidos sobre o modelo. Apresentei os pontos principais do plano de curso – e mais uma vez reações altamente favoráveis à ideia de possuírem um blog e de aprenderem uma língua estrangeira escrevendo e publicando na web.

Também foi assim no 3º A, turma onde dei o 3º horário. Fiz uma rápida sondagem para saber quem possui celular, celulares com função fotografia, se possuem cabo USB (essa sondagem também foi feita no 2º A e no 2º B). Dois alunos já possuem blog (Spartacus e Ítalo) e um possui o microblog twitter (Darlan). A expectativa quanto ao projeto do blog também foi muito positiva.

Em todas as turmas observei ausência de muitos alunos do interior.

No dia 09/04, sexta, no 1º horário fui ao 1º C (apenas 13 alunos estavam presentes). Expus o plano de trabalho e o projeto do blog. A grande maioria dos alunos revelou que vão ter dificuldades para acessar a Internet e participar do projeto.

No 2º horário fui para o 2º A, que possui um número significativo de alunos com facilidade de acesso à Internet. Assim, houve um forte interesse em possuírem um blog (com exceção de uma aluna, que afirmou que não deseja possuir uma página na web).

Nenhum comentário: