Olá, queridos alunos e alunas da 3ª Série!
Leiam o esquema abaixo, síntese da Sequência Didática “Da pesquisa do tema à escrita da redação”.
O objetivo agora é transformar, de fato, pesquisa, anotações, reflexões sobre um determinado tema (que eu suponho que vocês tenham feito, óbvio), em uma dissertação bem redigida. Como dica, leiam a redação de Daniel Gomes, de Fortaleza, que recebeu nota 1000 no Enem 2019 (ver link no final do texto).
Para redigir bem, é preciso:
* Domínio do português
* Conhecimento do tema
* Conhecimento da estrutura de uma redação
Como montar a estrutura?
– Introdução (um parágrafo)
– Desenvolvimento (dois parágrafos)
– Conclusão (um parágrafo)
* Introdução (1º parágrafo):
– Apresenta a tese (ideia principal);
– Apresenta dois argumentos;
– Utilizar expressões como: “No que concerne…”; “É notório…”; “No que se refere…”, etc.
* Desenvolvimento (parágrafos 2 e 3):
– Parágrafo 2: desenvolvimento do Argumento 1;
– Parágrafo 3: desenvolvimento do Argumento 2.
* Conclusão:
– Parágrafo 4: – retomada e confirmação da tese; – apresentação de uma solução ou proposta de intervenção para o problema analisado (que respeite os direitos humanos).
Importante!
• Ligue a Tese e os Argumentos por meio de conjunções: já que, visto que, diante disso, dentre outros fatores, etc.
• Para ligar um parágrafo a outro, use conectores: ademais (ideia de adição), além disso (ideia de adição), entretanto (ideia de contradição), embora (ideia de concessão), certamente (ideia de certeza), etc.
• Para defender seus argumentos, pode usar: citações ou opiniões de autoridades, acontecimentos ou fatos históricos, notícias, dados estatísticos, etc.
• Algumas das conjunções conclusivas que podem ser usadas no parágrafo final: dessa forma, portanto, sendo assim, etc.
Agora, junte os dados de sua pesquisa e as observações que você anotou e redija uma dissertação argumentativa sobre o tema pesquisado por você.
O prazo de entrega é: até 25/09/2020.
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